Rio Abierto


O Sistema Rio Aberto

. . Também chamado Yoga das Américas, é uma proposta de desenvolvimento harmônico do ser humano por meio da integração de corpo, mente e espírito. Criado em 1966 pela psicóloga argentina María Adela Palcos, tem como eixo principal o Trabalho Sobre Si, que, em síntese, é um processo de autoconhecimento realizado por meio da observação de si mesmo, da conexão com o próprio ser, o seu eixo, a sua luz e o mundo à sua volta.

. . Com uma vasta experiência de mais de 40 anos, o Sistema Río Abierto tem atuado principalmente nas áreas de educação, saúde e arte.

. . Por meio de técnicas e práticas psicocorporais, bem como nutrido de arte e espiritualidade, o Sistema Río Abierto auxilia a orientar e melhorar o funcionamento da energia na pessoa. Sua prática busca levar o participante  a conectar-se ao sentido de sua vida, transformando o pensamento em consciência e a consciência em ação.

. . O caminho do Sistema Río Abierto é a educação do ser através de uma vida em movimento. Mover as várias dimensões do corpo, mais físicas ou mais sutis, com consciência, sensibilidade e expressividade, permite mudar a vida, reorganizando antigos padrões e ampliando possibilidades.

. . A vida em movimento” é a descrição geralmente usada para resumir a idéia da atuação do Sistema. Trata-se da consciência de que somos seres vivos, vida na vida, e de que vida é movimento, fluxo, mudança e criação.

. . Entende-se também que, ao trabalhar a vitalidade presente em cada um, a conexão com a vida, com o espaço e com os outros corpos, trabalhamos a espiritualidade, pois é através do CORPO  que acontece a materialização do espírito, a materialização das transformações que acontecem em nosso laboratório interior.Trabalhamos a conexão entre a inteligência da mente, da razão, e a inteligência das células, do sensível. Nossas várias inteligências são colocadas em interação e convidadas ao máximo de sua possibilidade. Talvez este possa ser o sentido do Divino em nós.

. . Para o Rio Aberto, tudo o que faz parte do cotidiano pode ser um instrumento para o aprendizado e o desenvolvimento do homem: desenvolver-se não no isolamento, mas no dia a dia das relações, ajudando na criação e no crescimento do ser humano.

. . Desperta o senso de pertencimento e a solidariedade. Contribui para o crescimento do amor e de uma vida apoiada na confiança, e não no medo. Uma vida, portanto, mais livre, mais humana.

. . O enfoque do trabalho ajuda na criação e no crescimento do ser humano contribuindo para sua transformação.

. .Esta conexão e sintonia com a vida, a auto-observação e lembrança de si no cotidiano inserem o Rio Aberto no rol das escolas do Quarto Caminho.



 


 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Todos os direitos reservados 2011 © RioAbertoRio.com.br