Trabalho sobre-si
Movimento vital expressivo
Trabalho com a voz
Meditação
Massagem
Dramatização
Trabalho sobre-si
. . Dentro do Sistema Rio Abierto o “Trabalho sobre si” representa a força motriz, o fluxo da água do grande rio, o que dá sentido a todas as atividades. Seja qual for o instrumento utilizado, movimento, voz, massagem, meditação, convivência na natureza... o objetivo único é sentir-se presente e parte do todo, observar-se, aceitar-se e compartilhar, para assim poder crescer e mudar. A este trabalho de aumentar a consciência e trazer luz, desenvolvido nas relações e acontecimentos do dia a dia, chamamos “trabalho sobre si”, enfim, trabalho sobre nós mesmos, fazendo da vida nossa mestra, criando uma “vida em movimento” que nos desafia a mudar, largar nossas mecanicidades, criar novas atitudes.
Movimento vital expressivo
. . A música, a seqüência de movimentos e a respiração dinamizam os diversos centros de energias até alcançar um contato real com o próprio corpo, os instintos, as emoções, o pensamento criador.
.. Trabalha-se com a condução de um instrutor, com música e em grupos mistos muitas vezes dispostos numa roda. Ritmos e melodias, movimentos dançados, jogos com o corpo e momentos de atenção à respiração têm por objetivo desenvolver o potencial expressivo, facilitar o encontro de cada um consigo, com os companheiros e atingir uma boa circulação energética, que fortalece vínculos e cria uma consciência de pertencimento e solidariedade. A dinâmica combina momentos imitativos e momentos livres para permitir que o aluno expresse inventivamente o que passa através do corpo, tome consciência da localização de seus bloqueios e explore potenciais. Ao desenvolver a expressividade dos estados emocionais, de nossos movimentos e pensamentos, trabalhamos com a mecanicidade que restringe a potência da vida em cada ser humano.
Trabalho com a voz
. . Voz é comunicação, é intercâmbio entre o mundo interno e o externo.
. . Qualquer inibição e/ou interferência no canal de comunicação manifesta-se na voz, nos órgãos e nos músculos que tomam parte da emissão sonora: aparelho respiratório, pescoço, garganta e rosto.
. . O bloqueio vocal é trabalhado a partir do corporal e do psíquico. A partir do corporal, corrigindo a postura e a respiração, mobilizando e relaxando a musculatura do pescoço e do rosto; a partir do psíquico, liberando as comportas que controlam o livre fluir das emoções. Gritar, grunhir, balbuciar, gemer, uivar, inclusive cantar são formas de expressão proibidas para a maioria das pessoas, uma vez que só são aceitos, culturalmente, os tons médios, sem estridência.
. . A emissão destes "sons" desperta, atualiza e libera conteúdos psíquicos inibidos, produzindo uma profunda transformação energética.
Meditação
. . Encontro com o mais íntimo e precioso de si mesmo. Um espaço de silencio receptivo que nos permite sermos fecundado a partir dos centros superiores.
. . A meditação é uma "atitude", uma "postura interior", uma "modalidade de ser". Esta atitude transforma tudo o que alcança, fazendo da vida cotidiana uma "celebração da existência".
. . O objetivo é desenvolver a Presença, estar no mundo sabendo que Eu sou, e Sou uma manifestação do Ser Universal.
. . Acreditamos que cada técnica abre uma porta e que é na prática que cada pessoa encontra o melhor caminho para si mesmo.
Massagem
. . A massagem é relaxante, facilita a circulação sanguínea e energética. Ajuda a desbloquear e reintegrar zonas esquecidas do próprio corpo, favorece o contato consigo mesmo podendo abrir estados interiores mais profundos.
. . Ao reconhecer, expressar e desvendar estes bloqueios se pode liberar a energia retida e recuperar a força e a alegria de viver.
Dramatização
. . Esta técnica dá a oportunidade de corporificar personagens e cenas de nossa vida, usando a expressão emocional e a verbalização, e permitindo reflexão e possível renovação de atitudes em relação ao que vivemos.
|
|